Hoje, 13/12 é aniversário da minha amada e eterna mãe – meu girassol – e eu não poderia deixar de falar sobre este assunto nesta data.
A vontade de Luzia
Minha mãe foi diagnosticada com um câncer metastático de origem pancreática em outubro de 2015 e em razão disto, ela não poderia mais realizar a doação de órgãos para depois de sua morte.
Foi então que em 2017, ela ficou sabendo do projeto “Sempre Vivo” do Departamento de Anatomia da UFJF que promove a doação de corpo para fins de ensino e pesquisa e encontrou destino para seu corpo para depois da morte.
Isso mesmo: é possível doar seu corpo para fins de estudo e pesquisa para depois da sua morte❗️
Pude estar ao lado dela em mais este momento de decisão e de generosidade dela e ficamos – eu e meu pai – muito felizes em poder realizar o desejo dela quando de sua morte em 26/03/2021, isto porquê nem a funerária nem o cartório tinham conhecimento do assunto e não sabiam o que fazer e como agir.
Curiosidade
O Projeto Girassol nasceu como uma homenagem à minha mãe Luzia e ao legado de amor, luz e generosidade que ela nos deixou. Se você quiser saber mais sobre doação de corpo, de órgãos, atos de última vontade, testamento vital, e outros assuntos relacionados à morte e ao morrer, fale comigo. Ficarei muito feliz em compartilhar deste momento com você e sua família 🌻
Doação de corpo: como funciona
Quem pode doar?
Qualquer pessoa com mais de 18 anos – lembrando que não há limite máximo de idade! – cuja morte não tenha relação com possíveis atos criminosos (acidente de trânsito, homicídio, suicídio, etc.)
Como é o procedimento?
O procedimento para formalizar a doação de corpo é bem simples e para isso você deve seguir o passo a passo:
1️⃣ Escolher a instituição de ensino que receberá seu corpo;
2️⃣ Preencher o formulário de doador;
3️⃣ Formalizar a doação por meio de um Termo de Intenção, que deve ser registrado em cartório;
4️⃣ Comunicar sua vontade aos seus familiares, pois eles terão que agir depois que você morrer.
👉🏼 Converse abertamente com sua família sobre seu desejo e a importância, tanto da doação do corpo em si, quanto do cumprimento por parte deles da sua vontade.
Dúvidas mais comuns
Posso voltar atrás e desistir da doação?
Claro! Neste caso, você deverá comunicar sua nova intenção à Instituição de Ensino e Pesquisa para que eles possam tirar você do cadastro.
O Termo de Intenção registrado em cartório, também deve ser revogado.
A doação de corpo impede a doação de órgãos?
Em regra não.
Porém, considerando que a finalidade da doação do corpo é promover ensino e pesquisa do corpo humano, penso que a doação integral do corpo seja mais bem aproveitada.
O doador morreu, o que fazer?
Embora na teoria seja fácil formalizar a doação, na prática, “são outros quinhentos” para que a doação efetivamente aconteça, já que as instituições envolvidas no processo da morte – cemitério, funerária e cartório – não têm conhecimento sobre esta possibilidade.
Primeiramente a família deverá entrar em contato com a Instituição que receberá o corpo para que eles possam se preparar para receber o corpo.
Em seguida, a funerária precisa ser avisada caso ela seja a responsável por fazer o traslado do corpo do cemitério até o local da doação do corpo.
Por fim, deve-se informar o cartório sobre a doação, pois na certidão de óbito, no local do sepultamento, deverá constar o nome da Instituição de Ensino que receberá o corpo (que passará a ser a detentora legal do corpo).
👉🏼 No dia em que minha mãe morreu, quase não conseguimos realizar a doação por absoluto desconhecimento do ato por parte da funerária. Por isso, tenha o contato de alguém da Instituição de Ensino para que eles possam esclarecer as dúvidas que certamente aparecerão.
Pode ter velório?
Sim!
A única diferença é que após a despedida, o corpo, ao invés de cremado ou enterrado, será levado para a instituição de ensino.
Por quanto tempo o corpo será utilizado?
Por até 40 anos!
Compartilho com você uma nota interessante: minha mãe sempre disse que viveria até os 100 anos e, não é que ela vai viver mesmo? Como ela morreu com 63 anos, com os 40 anos de uso do corpo dela, ao menos no mundo físico, ela viverá os tais 100 anos que sempre quis ❤️
E AÍ, FICOU COM VONTADE DE DOAR TAMBÉM?
Se você precisa de uma consultoria especializada a respeito de doação de corpo e atos de última vontade, entre em contato comigo: basta preencher o formulário que aparece no fim da página.
Lembre-se: você é dono do seu corpo e do seu destino!
Até a próxima,
🌻 Este post faz parte do Projeto Girassol que tem por objetivo disseminar conhecimento sobre assuntos relacionados à morte e o morrer 🌻
2 comentários em “Doação de corpo: você já ouviu falar?”
Excelente texto, minha amiga. Vc é fera.
Obrigada amigo!