Cirurgia robótica deve ser coberta pelo plano de saúde para pacientes que sofrem de endometriose.
Porém, administrativamente as operadoras negam a cobertura.
Neste post, vamos entender tudo sobre o assunto!
O que é endometriose?
Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.
“O útero é revestido pelo endométrio, um tipo de tecido que é afetado diretamente pelos hormônios, engrossando sua espessura e sendo expelido do corpo conforme o ciclo menstrual da mulher. O endométrio é o que permite, por exemplo, que o óvulo se instale ali para que possa ser fecundado pelo espermatozoide, gerando uma gravidez.
Quando esse tecido cresce fora do útero, em regiões da cavidade abdominal, como os ovários e a bexiga, a paciente é diagnosticada com endometriose“.
A doença não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamento anticoncepcional e, nos casos mais graves, com a realização de cirurgia, por videolaparoscopia ou com auxílio robótico.
Cirurgia robótica para endometriose tem que ser coberta pelo plano de saúde?
Sim!
Havendo indicação médica, o plano de saúde é obrigado a cobrir a cirurgia robótica para endometriose.
Porém, na prática, as operadoras costumam negar a cobertura , argumentando que a cirurgia robótica não está incluída no Rol da ANS.
O que fazer caso o plano de saúde negue a cobertura da cirurgia robótica para endometriose?
Em caso de negativa de cobertura, o primeiro passo é solicitar a negativa por escrito e procurar um advogado especialista em saúde para preparar a ação judicial.
Com a negativa, o pedido médico e o relatório oncológico detalhando a situação clínica do paciente e a urgência e a necessidade da cirurgia robótica, a ação judicial vai ser preparada para demonstrar ao juiz a necessidade da concessão da decisão.
Várias decisões judiciais reconhecem que se o plano de saúde cobre o tratamento para determinada doença, não pode interferir no tipo de tratamento indicado pelo médico.
DÚVIDAS?
Se você precisa de ajuda para obter a cobertura da cirurgia robótica para endometriose, entre em contato conosco: basta preencher o formulário que aparece no fim da página.
Lembre-se: informação é poder !
Até a próxima.