Explante de silicone é o procedimento cirúrgico realizado para remover implantes de silicone dos seios.
Essa cirurgia pode ser necessária por diversos motivos, incluindo complicações médicas, mudanças estéticas desejadas pelo paciente ou questões de saúde que surgem com o tempo.
Embora o número de mulheres que escolhem o explante para voltar aos seios naturais ou por motivos estéticos esteja aumentando, na maioria dos casos, a remoção das próteses de silicone é recomendada pelos médicos como tratamento para pacientes que enfrentam diagnósticos associados ao silicone, como:
- Contratura capsular
- Ruptura da prótese
- Encapsulamento
- Linfoma Anaplásico de Grandes Células (ALCL ou BIA-ALCL)
- Síndrome de ASIA
- Doenças associadas ao silicone
Explante de silicone tem que ser coberto pelo plano de saúde?
Sim!
Quando tratamos da cobertura do plano de saúde, é importante diferenciarmos as cirurgias plásticas estéticas e reparadoras.
Embora a paciente tenha inicialmente realizado o procedimento com fins estéticos, ou seja, para melhorar a aparência de algo em seu corpo que a incomodava, uma complicação com as próteses pode transformar a necessidade do explante em uma cirurgia reparadora.
Isso ocorre pois necessário corrigir um problema causado por um acidente, defeito de fabricação ou outras condições de saúde desenvolvidas em decorrência do implante.
Em sendo este o contexto, com a devida indicação médica, o explante deve ser coberto pelo plano de saúde.
Como conseguir a cobertura do explante do silicone pelo plano de saúde?
Siga o passo-a-passo:
- Reúna seus exames de imagem atualizados que o problema com a prótese, como contratura, nódulos, rompimento, encapsulamento, ou acúmulo de líquido (seroma) – os exames mais comuns são a ultrassonografia mamária, e muitos planos de saúde também pedem uma ressonância magnética para confirmar o diagnóstico.
- Escolha o cirurgião plástico e o hospital onde pretende fazer o explante – é importante lembrar que os planos de saúde geralmente cobrem apenas procedimentos realizados por profissionais locais pertencentes à rede credenciada.
- Peça ao cirurgião que faça um relatório médico detalhando o seu diagnóstico, as particularidades do seu caso e a necessidade da cirurgia de explante, mencionando a urgência do procedimento devido aos riscos para a sua saúde.
- Submeta o pedido médico, acompanhado do relatório médico e dos exames ao seu plano de saúde!
Certifique-se de fazer isso de maneira formalizada, como por e-mail ou pelo site oficial do plano, e guarde a resposta também de forma documentada, com o nº de protocolo. Isso é fundamental, porque, se o plano negar a cobertura, você precisará desta comprovação para uma possível ação judicial.
E não se esqueça: mantenha sempre os documentos do implante, o selo de registro e modelo das suas próteses.
Explante de silicone negado, o que fazer?
Em caso de negativa por parte da operadora, é necessário recorrer à Justiça.
A jurisprudência atual tende a conceder liminares para a realização da cirurgia, especialmente quando o relatório médico destaca a urgência ou emergência do caso, em face de danos evidentes à saúde da paciente.
Para o ajuizamento da ação, além do pedido, negativa de cobertura e relatório médico, o advogado vai solicitar os documentos de instrução da ação (documentos pessoais, comprovante de residência, comprovantes de regularidade financeira, procuração, declaração de hipossuficiência, se for o caso).
DÚVIDAS?
Se você precisa de ajuda para obter a cobertura do explante de silicone, entre em contato conosco: basta preencher o formulário que aparece no fim da página.
Lembre-se: informação é poder !
Até a próxima.
Giovanna Patrial,
Estagiária de Direito