🌻 Este post faz parte do Projeto Girassol que objetiva disseminar conhecimento sobre assuntos relacionados à morte e o morrer 🌻
Fim de vida: vivemos como se fôssemos imortais e deixamos a vida passar sem conversar com nossos amigos e familiares sobre a morte, deixando-os sem saber sobre nossos desejos e vontades. Vamos mudar essa realidade?
Ao longo da nossa vida, tomamos as mais diversas decisões, sobre os mais variados assuntos, de maior ou menor complexidade.
Porém, quando adoecemos, na maioria dos casos, nossos familiares passam a nos enxergar como pessoas incapazes de decidir sobre nós mesmos.
As vezes, na melhor das intenções, os parentes buscam poupar o doente, acreditando que este não será capaz de suportar saber a respeito de seu estado real de saúde.
Mas será que você ficaria confortável nesta situação? Será que gostaria que outras pessoas passassem a decidir sobre os rumos da sua vida e morte? Por que deixar outras pessoas decidirem por você se ao longo de sua vida você sempre tomou suas próprias decisões?
Podemos e devemos nos preparar para o fim de vida, preservando nossa autonomia e dando segurança a nossos amigos e familiares, por meio de ferramentas jurídicas, as chamadas diretivas antecipadas de vontade que, desde 1995, são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina.
Diretivas antecipadas de vontades
A Diretiva Antecipada de Vontade (DAV) é a possibilidade que o Direito dá para que, qualquer um de nós, deixe registrado, antecipadamente, o que quer, o que não quer e como quer em relação a cuidados, procedimentos e tratamentos médicos, caso venha a ficar doente e incapaz de manifestar sua vontade. Mas não só.
As Diretivas servem para que as pessoas possam definir como elas querem ser tratadas no fim de vida e também nas definições de ritos funerários de suas preferências.
As Diretivas podem se manifestar de diversas formas diferentes:
Mandato Duradouro ou Procuração para cuidados em saúde
Testamento Vital
Ordens de não reanimação
Diretivas antecipadas psiquiátricas
Diretivas antecipadas para demência
Plano de parto
👉🏼 O plano de parto, ainda que não esteja ligado ao fim de vida, é uma espécie de manifestação prévia de vontade, motivo pelo qual o mencionamos nessa lista.
O convite de hoje é: vamos olhar para o futuro e nos prepararmos?
Pensando em ampliar os debates sobre fim de vida, preparamos um e-book gratuito para que você possa conhecer um pouco mais sobre cada uma das espécies principais de diretivas antecipadas de vontade e entender qual(is) delas fazem sentido para sua vida.
Para baixar o e-book, é só clicar: #2 Fim de vida – www.leticiacorrea.com
Conhecimento bom, é conhecimento compartilhado. Por isso, compartilhe este e-book com seus amigos
para que o maior número possível de pacientes tenha acesso ao material que foi preparado
com muito carinho e objetividade.
Te convido a refletir sobre a forma com que você lida com a doença e com a morte.
Nos preparamos para tantos momentos importantes da nossa vida, por que não nos prepararmos para a morte?
FALE COMIGO!
Se você precisa de uma consultoria especializada a respeito dos atos de fim de vida ou deseja fazer seu documento de manifestação prévia de vontade, entre em contato comigo: basta preencher o formulário que aparece no fim da página.
Lembre-se: você é dono do seu corpo, do seu tratamento e do seu destino!
Até a próxima,