Nos últimos anos, o uso de medicamentos como ozempic, wegovy e saxenda disparou no Brasil — especialmente por quem busca emagrecimento rápido.
A automedicação colocou em alerta o Conselho Federal de Medicina que, através do Parecer CFM nº 4/2024, solicitou à ANVISA que exigisse prescrição médica controlada e retenção da segunda via da receita de medicamentos agonistas do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon(GLP-1), dentre os quais, ozempic, wegovy e saxenda.
Em 24/04/2025, a ANVISA publicou a Instrução Normativa 360 definindo uma lista de medicamentos que só poderão ser adquiridos pelo consumidor com apresentação de receita médica:
1 – Semaglutida;
2 – Liraglutida;
3 – Dulaglutida;
4 – Tirzepatida, e
5 – Lixisenatida.
Ozempic só com prescrição médica!
Com a nova norma, o paciente não poderá mais comprar a medicação sem receita, devendo passar em consulta com um médico para ter acesso à prescrição do medicamento.
A partir de quando a nova norma está valendo?
Em 60 dias, contados da publicação da norma que aconteceu em 24/04/2025.
Até lá, os pacientes poderão continuar comprando o ozempic e demais medicamentos listados sem receita.
🚨ATENÇÃO 🚨
A nova regra vale para a compra dos medicamentos listados na versão injetável ou em comprimido.
Ozempic deve ser fornecido pelo plano de saúde?
Sim! Havendo indicação médica, é possível exigir que o medicamento seja fornecido pela operadora de saúde.
O QUE FAZER SE O ozempic FOR NEGADO?
Em caso de negativa de cobertura, o primeiro passo é solicitar a negativa de cobertura por escrito e procurar um advogado especialista em saúde para preparar a ação judicial.
Com a negativa, o pedido médico e o relatório médico detalhando a situação clínica do paciente e a urgência do tratamento, a ação judicial vai ser preparada para demonstrar ao juiz a necessidade da concessão da decisão liminar reconhecendo o direito do paciente.
DÚVIDAS?
Se você precisa de ajuda para obter ozempic ou outro medicamento, entre em contato conosco: basta preencher o formulário que aparece no fim da página.
Lembre-se: informação é poder !
Até a próxima.