Sem categoria

Prazos de atendimento de consultas e exames por planos de saúde

Prazos de atendimento não cumpridos: se você ainda não teve problema para marcar consulta ou procedimento, você ainda vai ter!

Prazos de atendimento são definidos pela ANS

A regulamentação do setor de planos de saúde no Brasil é feita pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Uma das principais responsabilidades da agência é estabelecer prazos máximos para consultas, exames, terapias e internações que visa garantir aos usuários acesso rápido aos serviços médicos necessários.

As diretrizes para esses prazos estão definidas na Resolução Normativa nº 259/2011.

A ANS definiu prazos diferentes para cada tipo de procedimento e consulta, para melhor atender às diversas necessidades dos beneficiários. Os prazos variam de acordo com a especialidade médica, a urgência do atendimento. e a complexidade do serviço.

Prazos de atendimento:

CONSULTAS

  • Pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia: até 7 dias úteis.
  • Demais especialidades médicas: até 14 dias úteis.
  • Fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas: até 10 dias úteis.

EXAMES E TERAPIAS

  • Exames laboratoriais de análises clínicas: até 3 dias úteis.
  • Demais serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial: até 10 dias úteis.
  • Procedimentos de alta complexidade e cirurgias eletivas: até 21 dias úteis.
  • Serviços de diagnóstico por imagem e atendimento em regime hospitalar: até 21 dias úteis.

ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

  • Atendimento imediato: sem limite de prazo, deve ser realizado prontamente.
  • Atendimento de urgência e emergência que não necessite de internação: até 24 horas.

PROCEDIMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE

  • Internações eletivas: até 21 dias úteis.
  • Procedimentos de alta complexidade: até 21 dias úteis.

Importância do cumprimento dos prazos de atendimento

Garantir o cumprimento dos prazos de atendimento definidos pela ANS é de extrema importância para o acesso rápido e adequado aos serviços de saúde.

Quando esses prazos são cumpridos, as pessoas têm maiores probabilidades de receberem diagnósticos precoces, tratamentos eficazes e monitoramento contínuo, levando à melhores resultados e maior qualidade de vida.

Prazos de atendimento não cumpridos, o que fazer?

O não cumprimento dos prazos estabelecidos pode trazer penalidades às operadoras de planos de saúde, que podem variar desde multas pecuniárias até a suspensão temporária da venda de novos planos.

Caso tenham dificuldades para marcação de consultas, exames ou procedimentos dentro dos prazos prescritos, os beneficiários devem entrar em contato com o seu plano de saúde para buscar uma solução, registrando uma reclamação no SAC e/ou Ouvidoria – lembre-se de anotar o nº do protocolo do atendimento, bem como a data, hora e nome do atendente.

A operadora do plano de saúde deve indicar um profissional ou estabelecimento mesmo fora da rede conveniada do plano e custear o atendimento).

Se a operadora não garantir o atendimento e o beneficiário tiver que pagar pelo serviço ou procedimento, a operadora deve reembolsá-lo integralmente dentro de 30 dias a partir da data da solicitação de reembolso, incluindo despesas de transporte.

Se o contrato permitir a livre escolha de prestadores, o reembolso será realizado de acordo com os limites estabelecidos no contrato.

Caso o problema persista, o beneficiário pode apresentar denúncia formal à ANS, que conduzirá a investigação e vai executar as ações cabíveis.

E se ainda sim, o problema persistir, procure um advogado especialista em saúde para resolver a questão por meio de uma judicial.

DÚVIDAS?

Se você teve problemas no cumprimento de prazos para marcação de consultas ou liberação de procedimentos, entre em contato conosco: basta preencher o formulário que aparece no fim da página.

Lembre-se: informação é poder ⚡ !

Até a próxima.

Giovanna Patrial,

Estagiária de Direito

Compartilhe

7 comentários em “Prazos de atendimento de consultas e exames por planos de saúde”

  1. vou deixar mesmo esse atendimento pelo watts não funciona, os telefones ninguém atende nem ouvidoria eu ia marcar uma consulta com o dr.ranieri pra reclamar gente que isso minha filha ficou um mês pra fazer um exame do coração pra minha neta aí ela falou que ia procurar os direitos agora marcaram pro dia 24 em franco da rocha,eu estou com um exame pra fazer mais de 4 meses e ainda não consegui, outro dia fiquei aguardando eu e minha filha 1:45 e minha filha 2:05 isso e um absurdo gente….

    Responder
    • Sra. Fátima, sentimos muito pelo que a senhora esteja passando.
      Entramos em contato para melhor entender como podemos te ajudar.
      Obrigada 🙂

      Responder

Deixe um comentário